Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A FENATTEL deve solicitar auditoria nos resultados da empresa. Inaceitável que até dezembro/15 ia tudo bem e ela pagou a primeira parcela.

 

A TIM é mesmo uma empresa diferente... como diz em sua propaganda. Enquanto todas as demais operadoras respeitam trabalhadores e seus representantes, fazendo que seus presidentes recebam sempre que necessário os dirigentes sindicais, como a Vivo mundial, a Claro-Net-Embratel, cujo presidente Sr Slim recebeu o presidente da FENATTEL no México, a OI com todos seus problemas já manteve diversas reuniões entre presidentes, e a TIM no Brasil tem uma atitude rancorosa e pequena.

 

Até na TIM Itália, o presidente da empresa fala com os sindicalistas. Mas, no Brasil, envia para reuniões gestores de RH sem qualquer autonomia e que se postam como se fosse mais católicos que o Papa.

 

É a velha atitude de não conversar para manipular e não responder.

 

Após haver pago o adiantamento de 1,5 salários de PPR no final do Ano  e mesmo tendo acordo assinado que a obriga a pagar, após haver pago o MBO dos diretores e Gerentes em cima de resultados, quando chega a vez dos empregados receberem a segunda parcela, ela alega unilateralmente e sem apresentar nenhum dado real, (apenas conversa mole), que seus resultados não teriam sido atingidos e quer dar um CALOTE nos que, com seu esforço constroem sua riqueza. É o caminho do fim de qualquer empresa.

 

Em relação aos  salários acima de R$ 4.000,00 houve um abono na data-base e foi firmado um compromisso de atualizar esses salários em abril/16, para que ao final da vigência deste ACT esses empregados não fossem penalizados. Agora a empresa também quer aplicar o chamado " passa moleque" em todos.

 

Para se ter uma idéia, se ela aplicar 1% de aumento nos salários dessa faixa, o empregado ira demorar dez anos para recompor a perda de 2015. Isso é concentrar renda, retirando de quem trabalha e transferir aos acionistas.

 

Espertamente, ela maquia informações e “coloca o bode na sala”, expressão que significa, poderia ser pior, os empregados teriam de devolver dinheiro que teriam recebido a mais, e ante os protestos contra isso, ela “retira o bode”, ou seja, :- “ ah tudo bem, vocês nem precisam devolver, mas eu não pago nada a mais”.

 

Curiosamente o site “Infomoney” que mostra resultados aos acionistas no IBOVESPA, publicou: TIM lucra R$ 2,07 bi em 2015, Vale desiste de joint venture e mais 6 empresas no radar - InfoMoney

Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/4582830/tim-lucra-2015-vale-desiste-joint-venture-mais-empresas-radar

 

Ora, a TIM Brasil tem de explicar já: Ela mente ao mercado ou está mentindo aos empregados?

Essa atitude não passará.

 

 

A FENATTEL e todos os sindicatos filiados deverão:

 

- Denunciar à população em geral e aos clientes da TIM nas lojas como a empresa trata seus empregados

- Denunciar que o jeito diferente da TIM é explorar mais e conversar menos

- Exigir uma auditoria independente nesses resultados que “mudaram” drasticamente do fim do ano para cá

- Entrar com ações na Justiça do Trabalho exigindo o pagamento integral da PPR negociada

 A FENATTEL demanda uma reunião urgente com o novo presidente da TIM

 

Hashtags: