Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A terceira rodada de negociações da CCT – Convenção Coletiva de Trabalho – 2016/2017 entre o Sinstal, a ARM Telecomunicações e os Sintteis do Norte e Nordeste (Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Roraima), ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de junho.

 

Durante as reuniões, debateram propostas e contrapropostas das cláusulas da Convenção das prestadoras. Os sindicalistas solicitaram uma definição acerca da data base para abril e cobraram explicações sobre boatos envolvendo processos de mudanças na ARM.

 

A Comissão expôs que registrou a possibilidade de aplicação da Convenção Coletiva a todas as empresas, inclusive as convocadas por meio de edital publicado pelo Sinstal, sendo que a tentativa de firmar outro instrumento aplicável às empresas de rede não impede a eventual aplicação da Convenção Coletiva negociada nacionalmente com o Sinstal.

 

Nas cláusulas sociais, a Comissão lamentou o miúdo progresso nesta área. Salientou, ainda, a extrema necessidade de que as partes se esforcem no intuito de construir condições para que, em 24 meses, a eventual nova Convenção Coletiva regional seja unificada com a Nacional.

 

A data base reivindicada é em 1º de abril, porém, a Comissão entende que no período de transição (24 meses) a data base pode ser acordada em 1º de maio.

 

Os representantes do Sindicato Patronal mostraram intenção de equalizar as cláusulas dos acordos de todos os estados a fim de alcançar uma Convenção da categoria, nas regiões Norte e Nordeste.

 

Houve consenso de que o instrumento a ser firmado será uma convenção estadual, a partir de negociação regional.

 

Ficou marcada nova reunião de negociação para os dias 05 e 06 de julho.

Hashtags: