Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Reunidos em São Paulo, o Conselho Deliberativo da FENATTEL debateu o cenário político e econômico brasileiro na tarde de hoje, 28/06, e o contexto das negociações realizadas neste 1º semestre do ano.

 

Para enriquecer a discussão, a técnica do DIEESE (Subseção da FENATTEL), Renata Miranda, levantou dados sobre a conjuntura. O PIB brasileiro teve queda acumulada, fechando o 1º trimestre de 2016 em - 4,7%. Esses resultados econômicos, com menor geração de riqueza, prejudicam o mercado de trabalho.

 

Sobre o setor de telecomunicações, Renata salientou que houve queda nas receitas em comparação com o ano passado, mas algumas empresas obtiveram resultados positivos em meio à recessão. E, como já vem sendo debatido em reuniões anteriores, o setor de telecom sente menor impacto da crise do que muitos outros setores.

 

A crise econômica, como se sabe, foi intensifica pela crise política. Em pouco tempo, o governo interino de Temer apresentou iniciativas que mostram um caráter perverso, com a retirada de direitos e recursos que promovam justiça social. É preciso estar atento aos Projetos de Lei que visam destruir direitos trabalhistas.

 

O movimento sindical tem um papel essencial, histórico e social neste contexto. “nós, sindicalistas, temos que nos engajar na luta contra qualquer tentativa de retirada de direitos já conquistados, independente da posição política de cada um”, defendeu o presidente da FENATTEL, Almir Munhoz.

 

Ele reforçou, ainda, os trabalhos a serem desenvolvidos no próximo semestre, como: participação e assinatura de todos os sindicatos da Convenção Nacional; e preparação para tentativa de discutir sobre a realidade do setor com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Kassab (do governo interino).

 

Hashtags: