Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

NOTA OFICIAL DA FENATTEL SOBRE ILEGALIDADES DA PROPOSTA DA CLARO PARA  FINALIZAÇÂO DO ACT E VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA BOA FÉ NA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

 

Companheiros e companheiras da CLARO,

 

As entidades sindicais que os representam não são meros cartórios homologadores de documentos da empresa.

 

O GRUPO AMERICA MOVIL foi notificado pela direção da FENATTEL que sua proposta traz graves problemas de ordem legal, a saber:

 

A) A EMPRESA quer impor unilateralmente diferenciações inaceitáveis nos benefícios, como no caso do VR com diferenças de até R$ 10,00 para menos, ao contrário de documento assinado pela empresa no início do ano, em que se comprometia a nivelar os VRS.

 

B) A EMPRESA diz que essas medidas seriam válidas apenas aos novos contratados a partir de janeiro 2017, e isso é grave: ou ela irá demitir a maior parte dos empregados e dentro de  alguns meses rebaixar o custo do ACT e assim remover conquistas dos últimos anos, o que abre espaço a outras empresas fazerem o mesmo.

 

A empresa quer impor uma divisão dentre os empregados e na categoria, ficando de um lado e em algumas funções os detentores de um VR digno e de outro lado, precarizados a maior parte dos novos empregados.

 

C) Se a empresa quiser impor uma cláusula válida só para novos contratados sem colocar em risco as conquistas dos atuais colaboradores, a alternativa apresentada pelos sindicatos foi a concessão da estabilidade dos atuais empregados por um ano.

 

D) A empresa pressiona os empregados a partir do RH, o que se configura perante a LEI como CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, a exigir uma assembleia A QUALQUER CUSTO que irá colocar a corda nos seus  próprios pescoços e AS ENTIDADES SINDICAIS NÃO EXISTEM PARA SUBMETEREM-SE A ISSO!!! NÃO CONFUNDA QUEM LHE REPRESENTA COM QUEM QUER LHE ESCRAVIZAR!

 

Hoje pela manhã (14/12/2016) o Presidente da FENATTEL fez contato com a direção da CLARO insistindo que retirassem da proposta as ilegalidades que FEREM O PRINCÍPIO DA ISONOMIA. Antes de responderem, publicaram um COMUNICADO AOS COLABORADORES, QUE É MENTIROSO, E FERE O PRINCIPIO DO RESPEITO À BOA FÉ, porque ontem, 13/12, em comunicado nacional a todos os presidentes as assembleias foram adiadas DIANTE DA INTRANSIGÊNCIA DA EMPRESA.

 

Serão convocadas as assembleias dos empregados da Claro e EBT. No entanto, a FENATTEL e todos os sindicatos estão contra esta proposta pelo fato de ser INCONSTITUCIONAL e FERIR O PRINCÍPIO DA ISONOMIA (trabalho, salários e benefícios iguais). Caso a proposta venha a ser aprovada, o ACORDO SÓ SERÁ ASSINADO COM A MEDIAÇÃO DO MPT (Ministério Público do Trabalho).

 

Vamos ainda denunciar na UNI o ataque aos direitos laborais no Brasil pelo grupo América Móvil.

 

Não nos importa se maus sindicalistas de outras organizações aprovaram ilegalidades! Aqui TODA FORMA DE PRESSÃO ORQUESTRADA PELO RH SERÁ OBJETO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA POR CRIME CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO!!!

 

Hashtags: