Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Após muitos boatos de demissão em massa na VIVO, a Fenattel convocou a empresa e exigiu explicações. A direção confirmou a realização de mais um processo de reestruturação.

 

A Comissão da Fenattel tentou impedir que as demissões ocorressem, propondo a realocação ou a promoção dos trabalhadores. No entanto, a VIVO confirmou que precisaria reduzir seu efetivo em cerca de 600 postos de trabalho em todo o Brasil. Desse total, 75% das demissões serão em SP e no Paraná.

 

Após a aprovação da deforma trabalhista, pelo governo Temer, as condições para demissões em massa não exigem mais qualquer negociação com os sindicatos da categoria. A Fenattel e os seus sindicatos sempre serão contra essa nefasta deforma.

 

Diante da posição irredutível da VIVO em recuar das demissões, a Comissão da Fenattel conseguiu negociar um pacote de benefícios para minimizar o impacto econômico na vida dos trabalhadores envolvidos.

 

Veja como ficou:

• 0,5 salários para cada ano de empresa, com o limite de 15 salários;

• Manutenção do Plano de Saúde até 31/05/2019;

• Manutenção do Plano Odontológico até 31/05/2019 para quem possui;

• VA/VR do mês em vigor sem desconto;

• Doação do celular funcional.

 

O período para inscrição é de 21 a 23 de janeiro de 2019. Outras informações serão divulgadas pela empresa. É importante ressaltar que cada caso será analisado pelo RH e o pedido poderá ou não ser aceito e todos receberão uma resposta sobre sua solicitação.

 

Uma ação firme da Comissão de negociação da Fenattel, coordenada por Mauro Cava, resultou na exclusão do termo de quitação de débitos trabalhistas (previsto na deforma trabalhista). Ou seja, os dirigentes sindicais conseguiram reverter um termo em que o trabalhador seria obrigado a assinar afirmando não ter nenhum débito a receber da empresa, o que impediria entrar com uma ação judicial caso houvesse algo a ser pago.

 

 

Hashtags: