Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A Comissão de Negociação Nacional da FENATTEL se reuniu por vídeo conferência com os executivos do grupo Telefônica Brasil para iniciar a negociação do ACT 2020/2022 e o PPR 2020. Esta foi a primeira rodada de negociação e ocorreu na última sexta-feira, 14 de agosto.

A VIVO começou falando do reflexo negativo da pandemia nos negócios da empresa e na economia do Brasil.  Os resultados divulgados pelo grupo Telefônica Brasil ficaram abaixo da expectativa do mercado, com reflexos no valor da ação nas bolsas de valores.

A coordenadora da Comissão dos Trabalhadores, Cristiane do Nascimento, afirmou que a intenção é buscar uma proposta condizente com as necessidades dos trabalhadores, independente destes números, uma vez que a cota de sacrifícios dos trabalhadores já foi muito pesada. 

Durante a reunião, também foi levantado o descontentamento dos trabalhadores com as metas abusivas do pessoal de campo. Além disso, foi duramente cobrada uma solução para resolver o problema do adicional de periculosidade que ainda não foi solucionado.
 

ACT 2020/2022

O Grupo Telefônica Brasil apresentou algumas premissas que , para a empresa, nortearão as negociações. 

• Manutenção do ACT por dois anos sem reajuste;

• Adiantamento do 13º salário, conforme legislação;

• Plano Médico: operadora única para os novos empregados;

• Inclusão da cláusula de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);

• Revisão do modelo de locação de veículo;

• Exclusão da cláusula de homologação;

• Discussão do prazo de compensação do banco de horas;
 

PPR 2020

Devido a pandemia, a empresa afirmou que ficaram impossibilitados de vislumbrar um cenário. Sendo assim, os executivos da VIVO afirmaram que serão mantidos os mesmos indicadores econômicos e financeiros e a manutenção do target já negociado no ACT 2019.

Para o exercício de 2020, a empresa afirmou que o cenário será ainda mais desafiador para os indicadores econômicos devido a Covid-19. Por este motivo alguns percentuais foram revisados.

No final a empresa afirmou que não haverá adiantamento do PPR em 2020. Dependendo do resultado, poderá haver pagamento em março de 2021.

A Comissão Nacional de Negociação da FENATTEL rechaçou as intenções da empresa e deixou claro que não admitirá precarização. Diante do impasse, uma nova reunião está sendo agendada para quinta-feira dia 27 de agosto às 10h.

Hashtags:


#VIVO #ACT #PPR #