Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A juventude do SINTETEL e da FENATTEL participaram da IV Oficina de Formação de Jovens 2022, organizado pela Rede de Juventude UNI Brasil. O evento aconteceu na última quinta-feira (14) e reuniu cerca de 100 pessoas na Colônia de Férias do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, na Praia Grande, litoral Paulista.

A IV Oficina abordou os seguintes temas: “Análise da Crise Econômica e Social para a Juventude”, comandada pelo economista e técnico do Dieese Gustavo Machado Cavarzan; “Eleições 2022: Desafios e Possibilidades para as Pautas da Juventude”, com Lígia Toneto, Secretária Estadual do JPT-SP; e “Transição Justa e Desenvolvimento Sustentável na Perspectiva da Classe Trabalhadora”, sob o comando da cientista social Luz Gonzales.

Os representantes do SINTETEL e da FENATTEL marcaram presença e participaram dos debates:

“A desenvoltura do jovem é muito importante nos ambientes sindicais e essas oficinas da UNI trazem, a nós jovens, o conhecimento e nos desperta para várias realidades que existem no meio da juventude”, disse Willians Valença, representante sindical da Ability -São José dos Campos.

“Os pontos abordados reúnem a grande importância desses encontros trazendo para as bases sindicais a grande evolução da força da juventude na sociedade”, comentou Ianka Fernanda, da Almaviva Guarulhos.

Durante as rodas de debates os jovens abordaram diversos assuntos.

Patrícia Figueiredo, da empresa Teleperformance, falou da oportunidade para juventude, principalmente periférica, e da necessidade de se olhar para o desenvolvimento social desta população. “É dar oportunidade mesmo a esses jovens. A desigualdade social é ampla no que tange estudos, moradia e não ter o que comer. Porque, infelizmente, muitos não têm o básico e a insegurança alimentar cresce cada vez mais no Brasil. É necessário desenvolvimento social para resgatar esta geração das drogas, das ruas e capacitá-las para inseri-las no mercado de trabalho e politizar está classe que tanto sofre pela falta de oportunidade”, disse a jovem.

Já Luiz Gustavo, representante sindical da Almaviva Consolação, questionou sobre qual será as ações do novo governo em relação à inserção da juventude no mercado de trabalho e no meio sindical. Em resposta a esse questionamento o jovem ouviu o seguinte: “Devem ser criadas ações de inclusão e capacitação, para que assim possam ser inseridos no mercado atual e ocasionar o fluxo positivo de engajamento, decorrente da geração de renda e emprego”, respondeu o palestrante Gustavo Machado Carvazan.

Teremos ainda na programação a 10º Oficina de Formação 2022, que acontece até o dia 16, e abordará temas como: O Apelo Pela Ratificação da Convenção 190 da OIT, Violência Política de Gênero, Violência Doméstica, Diversidade, Inclusão e Tecnologia, entre outros

Hashtags: