Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Nesta quinta-feira, 04/05, o SINTTEL-SC e FENATTEL foram convocados para uma reunião com a empresa V.tal, na qual foram surpreendidos com o anúncio de um processo de reestruturação organizacional, que prevê demissões. As alegações dos representantes da V.tal sinalizaram que a empresa está passando por um movimento natural de busca por eficiência operacional, cujo início se deu em junho/2022, quando a nova administração assumiu a Companhia.

A reestruturação ocorre em todas as áreas da V.tal, desde o administrativo até as operacionais, e abrangem todo território nacional. O objetivo é reduzir 10% do efetivo de trabalhadores. A empresa ainda informou que prorrogará o plano de saúde por três meses aos trabalhadores desligados.

O Sindicato e a Federação também questionaram a possibilidade de criar um mecanismo de indicação/recolocação desses trabalhadores. A Companhia atendeu este pedido e se comprometeu a disponibilizar apoio e recolocação por meio de plataforma eletrônica/parceiro externo.

Os dirigentes sindicais não concordaram com o posicionamento unilateral da empresa, ao apenas comunicar a reestruturação, sem negociar qualquer pacote de incentivos aos trabalhadores. E, ainda, enfatizaram o repúdio da atitude da V.tal e reivindicaram a suspensão das dispensas para uma melhor forma de negociação dos trabalhadores envolvidos. Também foi questionado o número de desligados por estado e por área de atuação. A empresa, por sua vez, não apresentou números e nenhuma resposta ao Sindicato.

Sindicato e da Federação pleitearam que a empresa apresente um maior pacote de benefícios aos trabalhadores desligados, além de entender que se faz necessário uma compensação/incentivo para os mesmos. E reafirmaram o descontentamento com o processo como um todo, reivindicando que os seus pleitos sejam novamente revisitados pela empresa e, ainda, sugeriu uma nova reunião antes da realização das dispensas.

Os representantes da V.tal se comprometeram a levar para outras esferas da empresa os pleitos do Sindicato. Mas não garantiram que os mesmos sejam contemplados. O SINTTEL-SC continuará insistindo por uma saída melhor para não impactar, ainda mais, a vida dos trabalhadores.

Hashtags: