Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

A organização do evento divulgou a participação de quase 600 mulheres de todo o mundo, incluindo as da delegação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecom (FENATTEL) e do SINTETEL, que são entidades filiadas a UNI Global Union (Sindicato Global).

A diretora de Relações Internacionais da FENATTEL e diretora Social do SINTETEL, Cristiane do Nascimento e a Secretária da Juventude e Minorias da FENATTEL e diretora Administrativa e Financeira do SINTTEL-SC, Gabriela Cordeiro, estão presentes representando o setor de telecom.

Pautas
A Conferência abordará cinco tópicos: participação das mulheres nos sindicatos; saúde e segurança, na perspectiva de gênero; mundo livre de violência e assédio; juventude; e trabalho decente e um mundo sustentável.

Sobre o aumento da participação das mulheres nos movimentos sindicais, a coordenadora da Rede Uni Mulheres Brasil, Fernanda Lopes, que também compõe o comitê da Uni Américas, explica que há alguns anos a Uni Global mantém uma campanha bem-sucedida e que tem como meta 40% de representantes de mulheres em todas as estruturas, liderança, atividades e reuniões da UNI.

Outro tema que terá o foco das atenções na conferência, por englobar os eixos sobre combate à violência e ao assédio, é a Convenção 190, adotada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2019, para enfrentar a violência e o assédio no mundo do trabalho.

Na conferência, a discussão será a ratificação e a implementação pelos países. Atualmente, apenas 30 dos 187 estados-membros da OIT ratificaram a C190, e o Brasil, por exemplo, não está entre eles, mas já obtivemos avanços, com a iniciativa do presidente Lula que, em março, entregou o pedido de ratificação ao Congresso, onde tramita, desde então.

Entenda
• Sob o lema Women Rising Together (Mulheres crescendo juntas), a 6ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union, acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade da Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos.

• No encontro, serão definidas as pautas de luta e a nova presidenta da entidade para os próximos quatro anos, até a 7ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union na Austrália, em 2027.

• Os eixos de discussão definidos para a conferência deste ano são: – Mulheres crescendo nos sindicatos; – Mulheres pela saúde e segurança; – Mulheres por um mundo livre de violência e assédio; – Mulheres por trabalho decente e um mundo sustentável; – Mulheres pela juventude.

• A UNI Global Union está presente em mais de 150 países e representa mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores. • Logo depois da 6ª Conferência Mundial de Mulheres, entre os dias 27 e 30 de agosto, e na mesma cidade, acontecerá o 6º Congresso da UNI Global Union, que também contará com a participação do SINTETEL e da FENATTEL.

Hashtags: