Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas
de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas
Notícias

Neste sábado, 05/11, o SINTTEL-SC reuniu dirigentes sindicais e trabalhadoras do segmento de telecomunicações, para debater e explorar o tema Ansiedade no Ambiente de Trabalho. O encontro, direcionado às mulheres, contou com a presença de 42 convidados, dentre elas, três palestrantes, que abordaram temas de extrema importância, e a vice-presidente da Uni Américas Mulher, Cristiane do Nascimento, que afirma a necessidade do trabalho em prol do público feminino, no que tange a ansidade.

A psicóloga Bárbara Luize, ministrou a palestra “Ansiedade: como identificar e o que fazer para que o quadro não se agrave”?; a advogada Carina Ardito, falou sobre “Os Direitos da Mulher no Mercado de Trabalho e a importância do autocuidado”, e a Superintendente de RH, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Mariane Carpes Nicoloso, com a palestra” Aprendendo a lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho”.

As palestras renderam questionamentos e comentários das convidadas, situação que dinamizou ainda mais o encontro. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade enquanto estão no local de trabalho. Para o presidente do SINTTEL-SC, Rogério Soares, estes são dados, relativamente, altos, o que gerou a ideia e viabilização do evento. Além disso, “temos muitas mulheres que trabalham em call center, ambiente que gera bastante ansiedade nas trabalhadoras, por isso a necessidade de falarmos sobre isso e buscarmos soluções para este problema”, afirma Rogério.

Os presidentes da FENATTEL, Gilberto Dourado, e da CONTCOP, José Roberto, que participaram da cerimônia de abertura, também afirmaram a necessidade dos cuidados com as mulheres. A diretora do SINTTEL-SC, Gabriela Cordeiro, que deu vida a esta iniciativa, comentou que “este foi um momento único, que gerou a integração das mulheres sindicalistas, além do autoconhecimento e exploração do tema que acomete tantas pessoas”, ela ainda espera que eventos como este aconteçam todos os anos em busca de soluções e prevenção.

Hashtags: